Notícia | Fliperama Análise
1943
25/01/2010 às 19:55
1943
O shooter é um dos mais antigos gêneros de videogame, capitalizando na fantasia infantil de se tornar um piloto de avião ou mesmo de uma nave espacial. Assim surgiu Galaga, 1942, Xevious e uma cria...
8.5
Ótimo
Mais sobre o jogo: ImagensVídeos
prós/contras
+ Campanha envolvente
+ Multiplayer balanceado
+ Quantidade de cinematics
+ Gráficos
+ Número de jogadores
- Poucas raças
- Poucas unidades
O shooter é um dos mais antigos gêneros de videogame, capitalizando na fantasia infantil de se tornar um piloto de avião ou mesmo de uma nave espacial. Assim surgiu Galaga, 1942, Xevious e uma criação da Capcom de 1988 intitulada simplesmente 1943.

O jogo conta a saga de uma solitária nave P-38, sobrevivente de um ataque ao porta-aviões Hawknest na costa da ilha Valhalla. O básico da narrativa – um conceito dos games que só vai se consolidar depois de super mario bros.. Os primeiros momentos do game mostram uma animação do avião fazendo uma manobra de decolagem, de uma qualidade não muito fora do padrão de games da época, e logo a ação começa. Novamente pouco de novo é apresentado neste game, a não ser a utilização de armas secundárias e uma barra de vidas. A arma secundária dispõe de alguns poucos disparos, mas quando usada limpa a tela de qualquer inimigo comum – o truque não funciona contra chefes.

Outra novidade está na tela de status que aparece logo quando o game é iniciado. O jogador conta com certo nível de personalização da experiência, distribuindo pontos em atributos como capacidade ofensiva, defensiva, arma especial e o limite de tempo dela, com cinco slots no máximo em cada um dos atributos. É um sistema simples, mas que ajuda a amenizar a sensação de mesmice e prolongar a já curta vida útil do jogo. O jogador ainda por cima pode encontrar itens dentro de aviões derrubados, que possibilita melhorias na arma principal, como a capacidade de atirar uma rajada triangular ou mesmo lançar explosivos. O jogo suporta apenas um jogador e apresenta um desafio bem alto, no nível dos jogos da época.

Visualmente falando, 1943 consegue se destacar dos games de NES do final da década de 80. Os modelos visuais apresentam um agradável nível de detalhe, são bem coloridos e se diferenciam em modelos distintos. O som apresenta apenas um problema: quando se está perigosamente próximo da morte, o game aciona um irritante apito constante, que acaba encorajando o jogador a terminar logo com a partida.

Norte Digital
Aviso Legal: O conteúdo deste site é disponibilizado e oferecido pela Norte Digital Entretenimento, em seu nome e por sua conta.
2000-2011 Fliperama - Todos os direitos reservados - Resolução recomendada 1280 x 1024