Notícia | Fliperama Análise
Scribblenauts
26/04/2010 às 12:22
Scribblenauts
Inovador, criativo e muito divertido, é assim que pode-se classificar um dos melhores jogos para Nintendo DS, Scribblenauts. Com muitas qualidades e pouquíssimos defeitos o game ganhou notoriedade ...
8.7
Ótimo
Mais sobre o jogo: ImagensVídeos
prós/contras
+ Campanha envolvente
+ Multiplayer balanceado
+ Quantidade de cinematics
+ Gráficos
+ Número de jogadores
- Poucas raças
- Poucas unidades
Criatividade, inovação e diversão. Palavras que descrevem muito bem o jogo para Nintendo DS, Scibblenauts. O game, fabricado pela novata empresa 5th Cell, traz aos jogadores uma experiência única muito diferente daquela que os jogos atuais fornecem aos seus jogadores. Com a premissa de fazer com que qualquer coisa escrita ali na telinha se materialize no universo virtual, o jogo foi ganhando notoriedade já quando lançado e seu ápice veio na E3 2009, uma vez que após sua aparição na feira de games, foi eleito nada mais nada menos por IGN e Gamespot como o melhor jogo do evento. De fato, Scribblenauts é um jogo diferenciado dos demais e uma única característica faz com isso seja possível, a criatividade implantada nele.

Após o Fliperama ser convidado para testar o game, no início da semana, pudemos ver o quão interessante e criativo realmente é Scribblenauts. Depois de tantos elogios em diversos aspectos, nós do Fliperama tivemos o prazer de jogá-lo, e o veredicto final foi de que o jogo superou todas nossas expectativas.

Game que encanta!

Apesar de ter encantado todos nós, Scribblenauts tem lá seus “defeitinhos”. Começaremos, no entanto, pelos diversos elogios que o game merece. O gráfico surpreende por ser um jogo de um portátil, algo raro para esse tipo de aparelho. Em relação à parte musical do game, ela está bem escolhida, com músicas que ficam na cabeça, o que faz com que o jogador crie uma identificação com o game.

Observados gráfico e música, o mais interessante está por vir: jogar. E mais uma vez esse quesito é algo de se elogiar por muitas horas. O jogo faz com que você se envolva de uma maneira divertida e inovadora. O jogo é capaz de fazer você usar sua total criatividade para que Maxwell, protagonista do game, se saia bem em suas mais de 200 fases ao longo do jogo.

Para aqueles que não estão por dentro desse game fantástico, o objetivo é levar Maxwell a conseguir conquistar os famosos Starites, que são itens fornecidos ao jogador após ele realizar determinada tarefa. Para que o jogador possa realizar sua tarefa e conquistar o seu Starite, ele tem a sua disposição uma porção de itens que pode usar para realizar o desafio proposto. A cada desafio conquistado pelo jogador, é possível que ele alcance os chamados “Méritos”, que são concebidos após algumas circunstâncias na fase, que pode ser, por exemplo, conquistar o objetivo sem ter de usar armas ou nenhum item.

Mesmo possuindo uma “cara” de jogo “bobinho” e que não criará dificuldades para quem o joga, Scribblenauts é um game bastante complexo e que será vencido por aqueles que tiverem enorme criatividade. Em fases mais avançadas – lembrando que o game tem cerca de 200 – o jogador tem de ter um nível de estratégia elevado para saber quais itens usar durante o desafio. O game pode ser jogado em quatro diferentes línguas - inglês, português, espanhol e francês. No modo em português, o game está impecável, algo muito positivo, uma vez que a língua é a base para que o jogo se torne irresistível.

O Fliperama, ao testar o game, tentou criar o máximo de itens possível. Em certos momentos, foram usados diversos itens que se tornaram combinações muito criativas e engraçadas. Na primeira tentativa, a combinação foi: Deus + Carro + Arma. Imaginam Deus com uma arma nas mãos dentro de um carro? Pois é, em Scribblenauts isso é possível. Após esta mistura “criativa”, queríamos ver a interação dos itens entre si. Foi então que criamos um elefante + rato e adivinhem? Sim, o elefante fugiu do ratinho. Realmente Scribblenauts é um jogo incrível com opções infinitas.

Criativo, divertido e difícil!

O jogo tem duas modalidades principais: a primeira é aquela que você simplesmente joga para finalizar os mais de 200 níveis existentes no game. Em outra, além de buscar o fim do jogo, você pode fazer a edição das fases, criando seu próprio desafio. Esta última muito foi bem elaborada pela equipe de criação, uma vez que as opções para se criar seu desafio são diversas, amplas e funcionais.

Para a criação de sua fase, o jogador tem a opção de escolher quantos itens poderá usar durante o desafio, onde estará a famosa Starite e ainda qual o objetivo deverá ser cumprido para consegui-la. O jogador certamente não conseguirá desenvolver fases do nível das que já estão no game, criadas pela equipe de desenvolvimento. Mas, como o objetivo do jogo é explorar a criatividade ao máximo, os que forem bem na criação, usando todas as possibilidades fornecidas, conseguirão criar fases interessantes. Outra grande “sacada” dos criadores do game foi a possibilidade de você, via Wi-Fi, disponibilizar suas criações para outros usuários ou ainda baixar fases criadas por eles.

Como já diziam “Nada é perfeito”!

Com tantas qualidades já citadas, Scribblenauts tem seu defeito, um único defeito, porém algo considerável. O Stylus (caneta que vem com o DS para o toque na tela) tem o objetivo de dar dinamismo ao game, quando o comando do game é por este aparelho. No entanto, a novata 5thCell não conseguiu com que Scribblenauts ficasse tão preciso como se esperava, apesar do dinamismo interessante. Com isso, o D-pad e os botões servem meramente para a mudança da câmera que faz com que o jogador observe o desafio que lhe espera.

O problema mesmo ficou por conta do game muitas vezes pecar ao entender o que você realmente queria fazer com itens e com o próprio Maxwell. Muitas vezes, ao longo do jogo, você tenta fazer algo com um item e ele acaba fazendo outra completamente diferente. Já em relação à movimentação de Maxwell, muitas vezes ao dar o clique na tela para qualquer coisa, Maxwell vai correndo para o local. Em Scribblenauts, não existe um meio- termo para que o protagonista se movimente. Isso faz com que o jogador se prejudique em fases mais avançadas, uma vez que a qualquer passo em falso e lá vai você começar a fase tudo de novo. Apenas por conta da falta neste quesito, o jogo deixou de levar o rótulo de perfeito.

Apesar desse “defeitinho”, Scribbenauts é um game obrigatório para quem tem Nintendo DS. Ele proporciona uma experiência única para o jogador. É um jogo riquíssimo em diversos aspectos, como detalhes, inovação e muita diversão.

Norte Digital
Aviso Legal: O conteúdo deste site é disponibilizado e oferecido pela Norte Digital Entretenimento, em seu nome e por sua conta.
2000-2011 Fliperama - Todos os direitos reservados - Resolução recomendada 1280 x 1024