Notícia | Fliperama Análise
Fifa 2009
01/02/2010 às 01:27
Fifa 2009
A cada ano, dezenas de títulos baseados nos mais populares esportes, e mesmo em alguns esportes radicais, surgem nas prateleiras. O gênero esporte é um gênero extremamente ativo e boa parte disso s...
7.2
Bom
Mais sobre o jogo: ImagensVídeos
prós/contras
+ Campanha envolvente
+ Multiplayer balanceado
+ Quantidade de cinematics
+ Gráficos
+ Número de jogadores
- Poucas raças
- Poucas unidades
A cada ano, dezenas de títulos baseados nos mais populares esportes, e mesmo em alguns esportes radicais, surgem nas prateleiras. O gênero esporte é um gênero extremamente ativo e boa parte disso se deve aos esforços da EA Sports. A companhia do famoso refrão “In the game” lançou este ano seu mais novo FIFA, um título para todas as plataformas.

A série FIFA, assim como muitas séries esportivas, normalmente varia entre um e outro título por meio de uma mecânica nova, um novo modo de jogo, mas normalmente pouca refinação nos mecanismos base de jogo. A edição para o PSP acaba não fugindo muito à regra: os gráficos se assemelham muito aos encontrados na versão do ano passado, com um trabalho de texturas considerável, uma boa resolução e a velha platéia bidimensional, embora os movimentos pareçam ter sido melhor trabalhados, com jogadores realmente tentando alcançar a bola e recebendo o choque de uma colisão com um outro jogador, o que acaba por criar uma atmosfera mais dinâmica e natural. A jogabilidade permanece a mesma, embora pareça que o sistema de passes e de lance a gol tenha se tornado menos competente, tornando as disputas mais complicadas e menos intuitivas. A interface, finalmente, também sofre poucas mudanças e o menu até parece idêntico com o do FIFA 08.

A novidade vem com o Be A Pro, um modo de jogo presente em todos os games da EA Sports desta temporada. O modo acompanha a carreira de um único jogador, criado e personalizado pelo gamer, e o objetivo é se tornar um grande profissional do esporte. O Be A Pro no PSP é um pouco menos complicado que na versão dos outros consoles e a progressão do personagem libera posições mais importantes dentro dos times e novas habilidades, como poder gritar por passes, lances diretos e chutes a gol. O modo online, embora pouco povoado, possibilita a criação de ligas interativas. Como uma última novidade, o jogo apresenta um quiz chamado Soccer IQ 2.0, que mede os conhecimentos do gamer sobre o universo futebolístico. O sistema começa com perguntas mais fáceis e relacionadas ao time preferido do jogador e daí vai dificultando mais e mais. É um passatempo interessante entre uma e outra partida. As qualidades sonoras do game permanecem similares as de FIFA 08, o que indica uma boa qualidade, tanto nos efeitos sonoros quanto nos comentários da partida. No geral FIFA 09, embora esteja longe de ser um divisor de águas na franquia, acaba por ser uma boa adição e uma sólida opção para os fãs de futebol no portátil.
Norte Digital
Aviso Legal: O conteúdo deste site é disponibilizado e oferecido pela Norte Digital Entretenimento, em seu nome e por sua conta.
2000-2011 Fliperama - Todos os direitos reservados - Resolução recomendada 1280 x 1024